Rua Chile, 74 - Itapecerica da Serra-SP 11 94150-8922 11 98200-9385 11 97136-7763 11 3463-7445
Atendimento online

Processo

Processo

O PROCESSO DE FABRICAÇÃO EME

Nosso processo de produção é organizado, com setorização específica para fabricação do EPS (Isopor), de acordo com as características necessárias para cada linha de produtos.

A matéria prima responsável pela produção de EPS (isopor), é o Monômero de Estireno, uma substância derivada do petróleo. Em contato com gás pentano e vapor d’água – como agentes expansores – esse elemento pode ser expandido em até 50 vezes, se transformando em uma espuma formada por 2% de Poliestireno (EPS) e 98% de ar.

Etapas do Processo de Fabricação

Pré- Expansão

Essa é a primeira etapa para a fabricação do EPS (Isopor). Nesse processo, ocorre o aquecimento da matéria prima em máquinas chamadas “Pré- expansores”, com vapor de água a temperaturas que variam de 80º a 100º C. Nesse processo, o Monômetro de Estireno se transforma em pérolas de plástico e ar.

Armazenamento Intermediário – Estabilização

Depois de pré-expandidas, as pérolas são enviadas para Silos de descanso, assim é obtida maior elasticidade mecânica e capacidade de expansão. Durante o período em que ficam armazenadas nos Silos, as pérolas esfriam e secam, alcançando a estabilização.

Expansão Final e Moldagem

As pérolas pré-expandidas e devidamente descansadas são conduzidas aos moldes para receberem vapor d’água pela segunda vez. Nessa fase, as pérolas se prendem umas nas outras em um processo de soldadura, assim obtemos o EPS (Isopor) no formato do molde em que ele foi transformado.

Fabricação de EPS (Isopor) Reciclado

Nesse processo, as sobras de EPS recebidas dos nossos clientes e também de nossa própria produção são trituradas em Moinhos. Depois, são enviadas para os Silos de descanso e, em seguida, para os Moldes. Assim, são misturadas à matéria-prima pura e soldadas por meio do vapor d’água.

Possuímos em nossa linha de produtos, alem do EPS (Isopor) puro, produtos com até 30% de matéria-prima reciclada na composição.